Trabalho individual
Questionário
1.- Escolhi Psicologia B como disciplina porque...
R.: Escolhi Psicologia B como disciplina sobretudo para tentar aumentar a média e para ficar com os meus amigos.
2.- Escreva o nome de um psicólogo que já ouviu falar.
R.: Dr. Augusto Cury, que é psiquiatra e escritor.
3.- Escreva o título de um livro que tenha lido que associa à Psicologia, explicando o porquê.
R.: O Vendedor de Sonhos, porque além de ser escrito por um psiquiatra (Dr. Augusto Cury), a história trata de muitos aspetos filosóficos e relacionados com a mente humana.
4.- Escreva o título de um filme/série que tenha visto e que associa à Psicologia.
R.: Joker, porque mostra o que a sociedade consegue fazer a pessoas com tendências psicopatas.
5.- Consulte o índice do manual e indique o tema que mais o motiva. Explique porque razão o escolheu.

Capa da última edição do livro "O Vendedor de Sonhos - O Chamado"
R.: O funcionamento global do cérebro (U1T1 - Cérebro), porque me sinto curioso e acho este tema bastante interessante.
6.- Folheio o manual e escolha uma imagem de que goste particularmente. Indique-a e diga porque a escolheu.
R.: Escolhi esta imagem porque li o diário todo e gostei mesmo de o ler, mesmo que este tivesse mais de 300 páginas.

7.- Registre uma pergunta relacionada com a disciplina que gostaria de ver respondida.
R.: Porquê que nós humanos temos necessidade de estar incluídos num grupo?
Ficha N.º 1
Leitura do artigo abaixo e resolução de 2 questões.
Questão 1: Qual a importância dos estudos realizados com gémeos?
R.: O estudo de gémeos é a oportunidade de observar a influência genética e do ambiente na vida de uma pessoa.
Questão 2: Que conclusões retira dos casos apresentados?
R.: No caso dos irmãos Jim só se pode dizer que a genética de um indivíduo é praticamente a predisposição para tudo na sua vida, ou, que este caso é a maior coincidência jamais vista e que a ocorrência de mais um caso semelhante a este é muito improvável nos próximos séculos.
Ficha N.º 2
Leitura e resolução da ficha Nº2 (disponível para download abaixo)
Minha resolução:
1.1.- Agnosia visual - Lobo occipital - área visual secundária
Pois o homem recebia os estímulos visuais, mas não conseguia interpretá-los corretamente.
2.1.- O Comportamento do indivíduo foi alterado, e já que o comportamento de um indivíduo está relacionado com a área pré-frontal, o lobo lesionado foi, muito provavelmente, o Lobo Frontal.
3.- A afasia de Broca causa ao indivíduo, problemas na formação de frases, não utilização de muitas palavras como os conectores, apenas usando palavras chave. No entanto o seu fraco discurso contém um sentido lógico, ao contrário do discurso de um paciente com afasia de Wernicke, que consegue fazer um discurso bem elaborado, mas no entanto sem sentido lógico algum.
Resolução proposta:
Páginas 24 e 30 da 1ª parte do manual
Resolução das questões das páginas 24 e 30 da 1ª parte do manual escolar, com exceção da questão 4 da página 30.
Minha resolução:
pág. 24
- C
- D
- B
- D
pág. 30
- A
- C
- A flexibilidade comportamental é, talvez a maior vantagem adaptativa da espécie humana, pois esta capacidade só é possível devido ao inacabamento biológico, isto é, o inacabamento biológico do ser humano e a prematuridade implica um prolongamento da infância e da adolescência, sendo esta a condição necessária para o novo processo de adaptação e desenvolvimento, permitindo assim uma maior capacidade para aprender no contexto do ambiente inserido.
5. Todos os seres vivos são programados geneticamente, mas isto não significa que este caráter determinista e rígido não se faz sentir de igual modo em todos os seres vivos, com especial incidência nos seres humanos. No caso dos seres humanos, um exemplo de uma fonte de desenvolvimento é o meio em que estão inseridos e as suas influências.
6.
a) A neotenia designa o inacabamento biológico do ser humano ao nascer, o que implica que a infância humana seja tão longa, pois durante a infância irá continuar a haver desenvolvimento. Devido ao inacabamento humano, as crianças ficam muito dependentes dos pais até atingirem a maturidade necessária. Durante este tempo irá haver então, o acabamento que permite uma maior flexibilidade, pois irá desenvolver-se tendo em conta o meio.
b) A infância é tão longa nos seres humanos pois é neste tempo que começa a se formar a maturidade, o que consome uma quantidade enorme de tempo, justificando então este prolongado tempo de infância.
Proposta de resolução:
Páginas 17, 22, 23 e 24 da 2ª parte do manual
Minha resolução:
Pág. 17
- C
- B
- D
- B
Pág. 23 e 24
- C
- A
- B
- C
- D
Pág. 22 e 23
2. Com esta afirmação, Paul Eluard diz que ele perceciona o mundo, não como ele é de facto, mas da sua forma, que é única como a forma de percecionar o mundo de cada pessoa, pois a perceção depende de fatores como a experiência anterior, o contexto e o que cada indivíduo considera importante para si naquele momento.
3. A perceção é um processo criativo, pois cada um perceciona o mundo da sua maneira, isto porque as experiências passadas alteram aforma como, agora, construímos a nossa realidade, sendo por isso um processo subjetivo e criativo.
5. A primeira afirmação afirma que a perceção é um processo seletivo em que cada sujeito sente a realidade de uma maneira diferente de acordo com os estímulos externos, as suas memórias e experiências anteriores. Já a segunda refere a este último tópico em que as memórias e experiências anteriores são fatores condicionantes para a perceção.
Páginas 63, 67, 78 e 79 da 2ª parte do manual
Resolução das questões de escolha múltipla das páginas 63, 78 e 79, questão 3 de resposta restrita da página 67 e questão 5 de resposta aberta da página 78 da 2ª parte do manual escolar.
Minha Resolução: com correção a vermelho da professora
Pág. 63
- B
- B
- C
- A
- C
Pág. 67
3.
Componente subjetiva - "A emoção é uma experiência subjetiva"
Componente cognitiva - "... que envolve a pessoa toda, a mente..." (interpretação cognitiva)
Componente fisiológica - "... e o corpo." (excitação fisiológica)
Componente expressiva - "... uma reação observável ..."
Pág. 78
2. A - Perspetiva fisiológica
B - Perspetiva cognitiva (cognitivista)
C - Perspetiva evolutiva
D - Perspetiva culturalista
5. - A Emoção, embora diferente da razão, não é contrária a esta, pois a emoção complementa a razão nas tomadas de decisões, sem a emoção, ficaríamos incapacitados de reagir numa situação de perigo experienciada já no passado, pois a razão não permite fazer uma escolha de entre muitas, mas a emoção seleciona sempre a que mais lhe agradou no passado. (Inc. Faltou falar na perspetiva de António Damásio)
Pág. 79
- B
- C
- B
- D
- A


