Reflexões de Atividades

Reflexão acerca do Trabalho acerca dos Níveis e áreas de trabalho da Psicologia

Neste pequeno trabalho ficámos a perceber melhor onde era usada a Psicologia, tal como as diferentes áreas da Psicologia e os diferentes profissionais que trabalham nesta área.

O Trabalho foi simples, foi dado um tema a cada grupo que explicou resumidamente, sem entrar em muitos detalhes, ou seja, de uma maneira simples e rápida, o seu tema.

Eu e o meu grupo ficámos com o tema da Psicologia no Desporto onde vimos que os grandes desportistas e atletas são preparados tanto fisicamente como mentalmente, quer seja o desporto que este pratique. Nós demos o exemplo do Éder, que foi jogador da seleção portuguesa no Campeonato Europeu de Futebol de 2016, onde este se preparou psicologicamente para o jogo, no qual conseguiu marcar um golo e levar a sua equipa à vitória.


Reflexão acerca do documentário Um Cérebro Brilhante

Neste documentário foi abordado o tema Inteligência e de onde esta vem; será inata e depende apenas do código genético de cada indivíduo? ou é completamente adquirida pelas experiências passadas por cada indivíduo?

Este documentário deu-me a entender que é um pouco dos dois, mas que em geral tende mais para as experiências que para o código genético, pois caso uma criança nas suas primeiras semanas/meses de vida não estimular o cérebro, as ligações entre os neurónios vão sendo cortadas o que irá causar imenso prejuízo para esta criança. Mas é claro... se uma pessoa tiver algum problema genético isto irá afetar também o seu aprendizado e consequentemente a sua inteligência.

Concluindo, fiquei a tender mais para o lado da inteligência ser adquirida por um motivo superior a mim... não sei me explicar corretamente. Gostei do documentário e acho que fiquei mais inteligente com esta nova experiência.


Reflexão acerca do episódio "Memória" da série documental "The Mind, explained"

O episódio "Memória" da série "The Mind, explained" mostra-nos muitos casos reais de acontecimentos relacionados à memória.

Primeiramente, relata alguns casos e estudos acerca da memória do 11 de setembro, particularmente de uma mulher que afirmava ter estado numa sala virada para o rio, de onde via o fumo das torres. O que na verdade pode ter acontecido é ela ter visto o fumo na televisão e ter construído uma falsa memória, pois anos mais tarde a sua mãe foi trabalhar para aquela zona e compraram uma casa perto do rio. Além disso, o fumo das torres tinham ido para a direção oposta, comprovando então que tudo isso passava-se de uma falsa memória. Com este acontecimento (11 de setembro), também foi possível de descobrir os 3 pilares da memória: Local, Emoções e História; a partir de alguns estudos com pessoas que presenciaram o desastre.

No mesmo documentário também foi mostrado o caso de uma mulher que participa em campeonatos de memória e que consegue decorar 500 dígitos em ordem em apenas 10 minutos com a ajuda de mnemónicas, como inventar uma história com trios de números.

Na minha opinião foi um documentário que nos mostrou que não podemos confiar em todas as nossas memórias, pois podemos estar a ser vítimas da nossa própria memória, o que é um bocado assustador, pois se não podemos confiar plenamente na nossa memória, então não podemos confiar em nada. Mesmo assim não fiquei traumatizado e continuo a confiar na minha memória, mas sabendo que posso estar a ser enganado.


Reflexão acerca do documentário "Ka-Ching! Pokie Nation"

Este documentário mostra e explica-nos como é que funciona uma máquina de apostas num casino, que é muito mais complicada do que parece. O funcionamento da máquina tem como objetivo ganhar dinheiro, e para isso recorre a alguns fatores, como a adição do jogador ao jogo ou da programação da própria máquina.

Uma pessoa quando entra num casino e põe dinheiro numa máquina dessas, está já nesse momento a perder; ela até pode ter ganho a aposta, mas esse ganho pode levá-la a pensar: "E se eu apostar o dinheiro que acabei de ganhar? Afinal das contas, não tenho nada a perder...". Esse é o começo de um vício, mas esse vício em vez de ser rejeitado como, por exemplo, é o vício de fumar, este é incentivado pela próprias máquinas, que tentam minimizar as perdas e enaltecer o ganho, pondo por exemplo, o prémio uma linha acima ou abaixo, ou adicionando algumas linhas que dão uma pequena recompensa, o que faz com que o jogador pense que não perdeu muito. Os sons de vitória e derrota também são pensados para viciar as pessoas, fazendo, por exemplo, sons mágicos e de moedas a cair quando se ganha.

Além dessa atenção com o áudio, é claro que não se pode dar uma dinheiro em 50% das partidas porque assim nenhum casino ganhava com esses jogos. Ao invés disso, 90-98% do dinheiro que é apostado retorna ao jogador, fazendo com que a máquina ganhe dinheiro aos poucos, mesmo existindo a chance de o jogador ganhar o Jackpot, que é baixíssima. Pelas probabilidades, a máquina vai estar sempre com alguma vantagem em relação aos jogadores.

O que retirei deste documentário foi que, as máquinas de apostas do casino são feitas de maneira a dar pequenas recompensas ao jogar por jogar, o que fará com que este mostre um comportamento aditivo com o passar do tempo. No final das contas, a casa ganha sempre e o jogador raramente.

Também percebi que podemos associar este comportamento aditivo e o sistema de recompensas das máquinas à vida, pois todos nós temos o mesmo objetivo, mesmo que inconscientemente - alcançar a felicidade - e para isso, o nosso cérebro possui mecanismos que reprimem o mau e incitam o bom.


Reflexão sobre o Quiz: "Learning Style"

Neste Quiz de 20 perguntas, fizeram questões relacionadas a "o que fazemos numa determinada situação" ou "em qual das situações reagiríamos de melhor forma", dando-nos sempre 3 opções e nós selecionávamos apenas uma. Cada resposta estava associada a um estilo de aprendizagem, isto é, Visual, Auditivo ou Tátil.

Com este quiz cada um de nós ficou a perceber melhor qual é a maneira que aprendemos de maneira mais fácil, sendo que saí com o resultado do estilo visual de aprendizagem em primeiro, o estilo tátil em segundo e por fim o estilo auditivo.

Este Quiz pode-nos ajudar muito na hora de estudar alguma matéria para um exame por exemplo, pois como eu aprendo mais facilmente pela visão que pela audição, na hora de estudar por exemplo, Física e Química, será mais fácil ir decorando as fórmulas olhando para elas do que dizendo as fórmulas em voz alta. Embora aprenda mais facilmente pelo visual, existem sempre alguns casos em que eu sei que aprendo mais tatilmente, como por exemplo, resolvendo um cubo mágico os algoritmos usados podem ser decorados das 3 maneiras (Visão, Audição e Tato), mas eu uso preferencialmente o Tato neste caso. Isto é um exemplo de como a nossa mente trabalha, às vezes acha mais fácil fazer uma coisa de certa maneira e outras vezes de outra.


Visualização de vídeos e documentários acerca do conformismo

Ao tratarmos do tema "Conformismo", a professora mostrou-nos alguns vídeos e documentários acerca deste tema. Alguns desses vídeos relatam-nos a famosa "Experiência de Asch", muito conhecida na Psicologia. Esta experiência consiste em um grupo de indivíduos que será testado, sendo que nesse grupo, apenas um será o sujeito de teste e os outros serão atores. O cientista que irá comandar a experiência mostra um série de papeis semelhantes à imagem abaixo. 

Experiência de Asch
Experiência de Asch

Ao mostrar a imagem os indivíduos que estarão dispostos por números (sendo que o sujeito de teste terá de ser um dos últimos, o 4º de 6 por exemplo) terão de dizer qual é o número da linha da direita que é do mesmo tamanho que a linha da esquerda. Nas primeiras vezes, todos os indivíduos dizem corretamente o número da linha, mas depois todos os atores irão começar a dizer a linha errada, com o objetivo de influenciar o sujeito de teste a dizer também a linha errada.

Esta experiência foi repetida com vários sujeitos diferentes, obtendo assim resultados que constam que apenas 25% dos indivíduos resistiam à pressão do grupo, enquanto que 70% cedia pelo menos uma vez e 5% cedia sempre à resposta errada.

Com esta experiência, podemos concluir que o ser humano (em geral) tem necessidade de ser bem visto pelos grupos em que faz parte, conformando-se assim com as respostas e decisões dos grupos ao qual está presente. Como é óbvio existem também alguns indivíduos inconformistas, estes que representam cerca 25% dos indivíduos, e que embora o grupo exerça uma pressão, estes não se deixarão influenciar.

Na minha opinião, estes vídeos e documentários mostrados em aula foram fundamentais para compreender melhor o tema do Conformismo, pois apenas ver como se faz e os resultados de uma experiência, não nos mostra como é que os resultados foram influenciados pelo grupo, mas ver os vídeos das experiências a decorrem mostram-nos detalhadamente como é que as pessoas vão-se deixando ceder à pressão do grupo.

Gostei muito deste tema, pois responde em parte à questão que fiz no início do ano "Porquê que nós humanos temos necessidade de estar incluídos num grupo?".

Wesley Filho 2021/22 | Todos os direitos reservados
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