Glossário
Glossário
Letra A:
Aculturação - É o conjunto de fenómenos resultantes do contacto entre indivíduos de culturas diferentes.
Adaptação - Alteração da estrutura ou do comportamento que possibilita que o sujeito responda de modo mais eficaze ajustado ao meio ambiente.
Adição - Uso compulsivo ou abuso de qualquer substância cujo consumo repetido dá lugar a dependência orgânica e psicológica.
ADN (Ácido Desoxirribonucleico) - Molécula em forma de dupla hélice onde está contida toda a informação genética de um indivíduo.
Afasia - Perturbação que pode afetar a expressão quer a compreensão da linguagem.
Afetividade - Aspeto fundamental da vida psíquica que compreende a manifestação de emoções e sentimentos assim como motivações e valores ligados a pessoas, ideias ou objetos.
Aferente - Designação atribuída aos nervos que conduzem as mensagens da periferia para o sistema nervoso central.
Afiliação - Necessidade que as pessoas têm de ser aceites e estimadas pelos outros. bem como de estabelecer ligações afetivas.
Afetividade - Aspeto fundamental da vida psíquica que compreende a manifestação de emoções e sentimentos assim como motivações e valores ligados a pessoas, ideias ou objetos.
Agnosia Auditiva - Incapacidade que se manifesta na impossibilidade de interpretar sons.
Agnosia Somatossensorial - Impossibilidade de reconhecer objetos através do tato.
Agnosia Visual - Incapacidade que se manifesta na impossibilidade de identificar e reconhecer objetos.
Agrafia - Incapacidade que se manifesta na impossibilidade de se exprimir através da escrita.
Alexia - Incapacidade que se manifesta na impossibilidade de ler ou compreender palavras escritas.
Alucinação - Perda temporal do sentido da realidade em que o sujeito em estado de vigília acredita experimentar uma perceção.
Ambivalência - Coexistência (consciente ou inconsciente) de sentimentos ou atitudes opostos relativamente ao mesmo indivíduo ou objeto (amor/ódio, aproximação/rejeição).
Amnésia - Consiste na perda total ou parcial da memória.
Ansiedade - Processo emocional que se caracteriza pela sensação de inquietação, insegurança e mal-estar.
Apatia - Estado que se manifesta pelo desinteresse e pela indiferença, onde os estímulos do meio são indiferentes para o indivíduo.
Apraxia - incapacidade que se manifesta na impossibilidade de realizar atividades que envolvam movimentos.
Área de Broca - É a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem e contém os programas motores da fala. Indivíduos com afasia de Broca manifestam dificuldade em se expressar verbalmente, mas existe sempre um sentido lógico nos seus fracos diálogos.
Área de Wernicke - É a parte do cérebro que está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada. Indivíduos com afasia de Wernicke manifestam dificuldade na compreensão da linguagem, o que faz com que falem coisas sem sentido algum.
Áreas Pré-frontais - Localizadas no parte frontal do cérebro, são responsáveis pelas funções intelectuais superiores: memória, pensamento reflexivo e imaginação. É aí que se processa a resolução de problemas, a tomada de decisões, a planificação, a capacidade de prever o efeito das nossas ações, etc.
Atenção - Fenómeno de perceção seletiva que envolve a concentração sobre um objeto ou situação.
Atitude - Uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira face a uma situação ou pessoa.
Autoestima - Nível de satisfação na apreciação de si próprio.
Autoconceito - Conjunto de ideias e representações que o sujeito faz de si próprio.
Autorrealização - Necessidade inata que cada um tem de realizar o seu potencial.
Letra B:
Bainha de Mielina - Conjunto de células especializadas de gordura e proteína que envolvem o axónio constituindo uma capa protetora.
Bolbo olfativo - Estrutura do sistema nervoso central situada na parte inferior do cérebro constituída por duas protuberâncias. Está relacionado com o sentido do olfato.
Letra C:
Cariótipo - Conjunto de cromossomas de uma célula caracterizado pelo número e pela forma desses cromossomas.
Carisma - Qualidade pessoal graças à qual a autoridade exerce sedução sobre os outros. Qualidade que condiz a uma liderança afetiva.
Cerebelo - Localizado na parte posterior do encéfalo, é responsável pela coordenação das atividades dos músculos, do tato, visão e audição a nível inconsciente.
Cérebro - Principal órgão do sistema nervoso, fazendo parte do sistema nervoso central. É um órgão muito complexo e é o responsável pela coordenação de todas as ações do organismo, quer voluntárias quer involuntárias.
Cognição - Conjunto de processos mentais relativos ao conhecimento que se manifesta em diferentes formas: perceção, aprendizagem, memória, consciência, atenção, imaginação, entre outras.
Conceito - Representação mental que permite reunir e categorizar as características comuns de seres, objetos, fenómenos. Os conceitos formam-se por processos de abstração e generalização.
Condicionamento - Forma de aprendizagem que se funda na associação sistemática entre um estímulo e uma resposta. Distingue-se geralmente dois tipos de condicionamento: clássico e operante.
Conformismo - É uma forma de influência social que consiste na adoção do mesmo comportamento ou atitudes que outros elementos do grupo adotam. Submissão às normas por influência de modelos sociais.
Contexto - Conjunto de condições e fatores que constituem o meio ambiente global no qual o ser humano está inserido. É no meio global que se constroem os processos desenvolvimentais.
Córtex Cerebral - Camada de tecido neuronal que cobre os hemisférios cerebrais de vários mamíferos incluindo humanos. No ser humano é no córtex que se localizam algumas das mais importantes áreas de controlo do comportamento.
Crianças Selvagens - Termo usado para referir as crianças que cresceram privadas de todo o contacto humano, ou cujo contacto com outros seres humanos foi mínimo.
Cromossomas - Filamentos que existem no interior das células e que contêm ADN. A espécie Humana tem 23 pares, ou seja, 46 cromossomas.
Cultura - É a forma como o ser humano se adapta ao meio, o modo como o transforma e o transmite às gerações seguintes. A cultura distingue o ser humano dos outros animais.
Letra D:
Dedução - Operação mental em que, a partir de um ou vários juízos, se extrai uma conclusão necessária com base em leis lógicas.
Díade - Grupo de duas pessoas que se influenciam reciprocamente. É encarada como a relação social mais influente.
Dislexia - Perturbação grave na capacidade de leitura e que se manifesta na troca de letras e de sílabas, corte das palavras e das frases, supressão de sons e inversão de números.
Letra E:
Eferente - Designação atribuída aos nervos que conduzem as respostas do sistema nervoso central para a periferia.
Epigénese - Corresponde a tudo o que não pertence ao património genético e que resulta das relações entre as potencialidades inscritas no genoma e os estímulos do meio.
Estímulo - Qualquer elemento, acontecimento do meio interno ou externo que atua sobre o organismo e desencadeia uma resposta.
Etnocentrismo - Afirmação de que a própria cultura é a melhor. A partir deste critério rejeitam-se os valores das culturas diferentes.
Etnocídio - Destruição do património cultural de um povo.
Etologia - Estudo do comportamento, especialmente animal, no seu meio natural.
Evolução - Sucessão de modificações que ocorrem nos seres vivos ao longo de gerações, por ação da seleção natural.
Letra F:
Fenótipo - Características observáveis de um determinado organismo que resultam da interação entre o genótipo e o ambiente.
Fobia - Perturbação ansiosa que se manifesta através de um medo irracional não controlado face a objetos, situações ou animais.
Frustração - Estado psicológico que resulta do bloqueio de um comportamento motivado. É um estado emocional que é resultado da impossibilidade de atingir um objetivo devido à interferência de um obstáculo que pode ser interno ou externo.
Função Vicariante - É a capacidade de recuperar total ou parcialmente as capacidades perdidas devido a uma lesão cerebral. Esta dá-se pela reorganização dos neurónios e não pela sua regeneração.
Letra G:
Gene - Unidade de informação genética que ocupa um determinado locus de um cromossoma; fração do ADN que contém a informação genética.
Gémeos Heterozigóticos - Gémeos que resultam da fecundação de dois óvulos, dos quais surgem dois embriões, apresentando, portanto, constituição genética diferente. São também designados por gémeos falsos, bivitelinos ou dizigóticos.
Gémeos Homozigóticos - Gémeos que resultam da divisão precoce de um ovo fecundado do qual surgem dois embriões que têm a mesma constituição genética. São também designados por gémeos verdadeiros ou univitelinos.
Genética - Especialização da biologia que diz respeito à hereditariedade.
Genoma - Conjunto de genes que constitui a informação genética de um indivíduo.
Genótipo - Património genético de um organismo.
Grupos Primários - Grupos de pequenas dimensões, em que a comunicação é direta. As relações são muito frequentes e são marcadas pela informalidade e afetividade.
Grupos Secundários - Grupos formados por pessoas em maior número de elementos que os grupos primários. A comunicação não é direta e o relacionamento está marcado pela formalidade e impessoalidade.
Letra H:
Habituação - Decréscimo da taxa de resposta a um estímulo após repetidas apresentações desse estímulo.
Hipotálamo - Pequena estrutura do cérebro localizada abaixo do tálamo, que mantém a homeostasia. É responsável pela regulação de necessidades básicas como a fome, a sede e o sono. Tem também um papel importante no comportamento sexual.
Histeria - Neurose caracterizada por uma instabilidade emocional e que se manifesta através de sintomas como, por exemplo, paralisias, cegueira, surdez, perdas de visão e de memória, etc. Teria origem em conflitos psíquicos.
Homeostasia - Conjunto de mecanismos reguladores que visam manter o estado de equilíbrio dos seres vivos.
Letra I:
Ilusão - Falsa perceção que ocorre por razões que podem ter origem nos estímulos ou dos órgãos sensoriais.
Impulso - Tensão motivacional que proporciona energia ao comportamento de forma a satisfazer uma necessidade.
Impulso Nervoso - Modificação de energia de natureza elétrica ou química no interior dos neurónios responsável pela transmissão de mensagens.
Inato - Que está presente, que se manifesta ao nascer; opõe-se a adquirido, aprendido.
Indução - Operação mental em que a partir de juízos particulares se retira uma conclusão geral.
Influência social - O processo pelo qual as ações de um indivíduo ou de um grupo afetam o comportamento de outros.
Influxo Nervoso - Conjunto de fenómenos eletroquímicos que correspondem à transmissão de uma excitação num neurónio.
Inteligência Conceptual - Tipo de inteligência abstrata e racional que se manifesta sobretudo na capacidade verbal e simbólica e de outros sistemas simbólicos. Manifesta-se em capacidades de compreensão, raciocínio, na resolução de problemas e tomadas de decisão.
Inteligência Prática - Tipo de inteligência que recorre a ações e a representações percetivas para resolver problemas.
Interação (social) - Processos interpessoais que ocorrem entre dois ou mais indivíduos.
Introspeção - Observação da consciência pela própria pessoa. Método que se funda na autoanálise da vida interior do sujeito.
Letra J:
Juízo - Operação mental que consiste em relacionar dois ou mais conceitos.
Letra L:
Laterização Hemisférica - Nos seres humanos, diferentemente dos outros animais, o hemisfério direito e o esquerdo desempenham algumas funções diferentes, o que se designa por laterização hemisférica.
Lobos Frontais - Situados na parte da frente do cérebro, os lobos frontais são responsáveis pelas atividades cognitivas que requerem concentração, pelos comportamentos de antecipação, planificação de atividades, pelo pensamento abstrato, pela memória de trabalho, pelo raciocínio complexo e intervêm também na regulação das emoções.
Lobos Occipitais - Designados também por Córtex Visual, os lobos occipitais localizam-se na parte inferior do cérebro e processam os estímulos visuais recebidos depois de terem passado pelo tálamo. Estes contêm áreas especializadas em processar a visão da cor, do movimento, de profundidade, da distância, etc. Possuem uma área secundária que dá significado ao que foi recebido.
Lobos Parietais - Localizados na parte superior do cérebro, designam-se também por Córtex Somatossensorial e têm por função possibilitar a receção de sensações, como o tato, a dor e a temperatura.
Lobos Temporais - Localizados na zona do cérebro acima das orelhas, os lobos temporais têm como principal função processar os estímulos auditivos. Tal como os lobos Occipitais, estes possuem uma área secundária que em interação com outras partes do cérebro, atribuem significado aos sons.
Letra M:
Maturação - Processo do desenvolvimento do organismo, ligado às características da espécie e que se manifesta numa sequência de mudanças físicas e de padrões de comportamento, geneticamente determinada.
Meiose - Processo de divisão celular durante a qual o número de cromossomas se reduz para metade; é um processo compensatório da fecundação.
Mitose - Processo de divisão celular que tem lugar em todas as células exceto gâmetas.
Mutação - Variação genética hereditária; alteração no genoma de um indivíduo.
Letra N:
Neurociência - Conjunto de disciplinas científicas que têm por objeto a estrutura, o funcionamento e as funções do sistema nervoso: neurobiologia, psicofisiologia, neuropsicologia, neuroanatomia, etc.
Neurónios - Células do sistema Nervoso especializadas para receber e transmitir sinais eletroquímicos.
Neurotransmissores - Substâncias químicas produzidas pelo corpo do neurónio transportadas através do axónio e armazenadas nas vesículas.
Letra O:
Obediência - Submissão a normas ou instruções da autoridade.
Ontogénese - Conjunto de processos de desenvolvimento de um indivíduo que resulta de uma combinação da maturação e da epigénese; origem e evolução dos organismos individuais.
Letra P:
Papel Social - Conjunto de comportamentos e de atitudes ligados a determinadas situações e estatutos sociais e que são considerados apropriados num dado contexto social.
Paralisia (cortical) - Incapacidade que se manifesta na impossibilidade de fazer movimentos.
Perceção - Processo de seleção e interpretação dos dados fornecidos pelos sentidos e a tomada de consciência sensorial de objetos ou acontecimentos.
Perceto - Representação mental de um estímulo que é recebido.
Potencial de Ação - Impulso nervoso elétrico que se propaga através de um neurónio quando este é desencadeado por um estímulo, que muda a carga da célula de negativa a positiva.
Privação social - Ausência de relações interpessoais; isolamento.
Prosopagnosia - Incapacidade que se manifesta pela impossibilidade de reconhecer rostos, mesmo os das pessoas mais próximas, devido à perda da capacidade associativa.
Psicose - Distúrbio mental grave caracterizado pela desorganização dos processos de pensamento e de personalidade do indivíduo. A representação da realidade e as relações interpessoais estão perturbadas sem que o psicótico tenha consciência da situação.
Letra Q:
QI (Quociente de Inteligência) - Valor, expresso quantitativamente, que traduz os resultados obtidos por um indivíduo que se submeteu a testes de inteligência.
Letra R:
Raciocínio - Operação mental em que a partir de duas ou mais relações, dois ou mais juízos, se obtém uma nova relação, um novo juízo.
Recalcamento - Mecanismo de defesa do ego em que os impulsos, desejos e sentimentos inaceitáveis ou desagradáveis são mantidos no inconsciente, sendo impedidos de aceder ao ego, são afastados da consciência.
Reflexo - Resposta automática e involuntária, não aprendida, que ocorre na presença de determinados estímulos.
Regressão - Mecanismo de defesa do ego em que são adotados comportamentos característicos de uma fase anterior de desenvolvimento, de um nível etário anterior em que o sujeito se sentia mais seguro e confiante.
Letra S:
Seleção Natural - Processo de eliminação dos indivíduos menos adaptados ao ambiente. Pelo facto de terem menos probabilidades de êxito que os mais bem adaptados deixam uma descendência mais reduzida.
Significação - Atribuição de sentido, interpretação.
Sintoma - Indica a presença de uma perturbação ou doença.
Sistema - Conjunto de elementos em interação dinâmica com autonomia, organizado em função de determinadas finalidades.
Sistema Nervoso Autónomo - Parte do sistema nervoso que controla os movimentos involuntários.
Sistema Nervoso Parassimpático - Parte do sistema nervoso autónomo que age de modo a acalmar o corpo após uma situação de emergência ter sido resolvida.
Sistema Nervoso Periférico (SNP) - Parte do sistema nervoso constituído por axónios longos e dendrites. Ramifica-se a partir da espinal medula e do cérebro e chega às extremidades do corpo.
Sistema Nervoso Simpático - Parte do sistema nervoso autónomo que age de forma a preparar o corpo para situações de emergência e stressantes, mobilizando todos os recursos do organismo para responder à ameaça.
Sistema Nervoso Somático - Parte do sistema nervoso especializada no controlo dos movimentos voluntários e na comunicação da informação dos e para os órgãos dos sentidos.
Subjetivo - Pessoal, íntimo, mais determinado pelos pensamentos e emoções do sujeito do que por elementos externos.
Sublimação - Mecanismo de defesa do ego em que a pessoa substitui o objeto que se satisfaria a motivação por outro socialmente mais bem aceite.
Letra T:
Tálamo - A parte do cérebro localizada a meio do núcleo central que atua primariamente como se fosse uma estação de transmissão e distribuição da informação proveniente dos sentidos.
Traço mnésico - Marca deixada por uma informação no sistema nervoso central que pode ser permanente ou temporária.
Letra Z:
Zigoto - Célula formada pela união de dois gâmetas

