Atividades de Aula
Quiz 1 - Introdução à Psicologia

Níveis e áreas de trabalho da Psicologia
Neste trabalho eu e o meu grupo explicámos o que era, para quê que servia e onde é usada a Psicologia no Desporto. Para visualizar o nosso trabalho clique aqui ou aceda pelo link: https://padlet.com/11wesleyfilho/zz5gd5oan0r7ny05 .
Epigenética e debate inato-adquirido
Neste trabalho o nosso grupo (Afonso Rosa, Pedro Charneca e Wesley Filho) fizemos uma discussão acerca de um artigo dado pela professora Sónia Abreu.
O Artigo debatido pode ser acessado baixando o PDF abaixo.
Para visualizar o guião (em word) do nosso debate baixe o ficheiro abaixo.
Guião de visionamento do documentário: Um cérebro brilhante
Visualização do documentário Um cérebro brilhante da série Nascido para ser génio e realização de um guião acerca do documentário.
Parte 1 do documentário Um cérebro brilhante
Parte 2 do documentário Um cérebro brilhante
Também disponível em:
1. Sintetize o problema que está na origem deste documentário.
Existe um gene para a inteligência / genialidade?
Será a inteligência inata ou adquirida?
O meio influencia o cérebro ou o cérebro determina a forma como reagimos ao meio.
2. O exemplo dos músicos mostra como muitas partes do cérebro podem estar simultaneamente envolvidas numa atividade mental. Justifique.
Para se tocar piano, por exemplo, é necessário ativar várias áreas do cérebro, sendo preciso ler a pauta, ouvir a melodia, estar atento às teclas, coordenar os dedos e sincronizar os dois hemisférios cerebrais.
3. O neurologista Gottfried Schlaug, que também é um exímio organista, conduziu um estudo com dezenas de músicos profissionais. Apresente as descobertas deste cientista acerca dos cérebros dos músicos.
Algumas zonas do encéfalo dos músicos são mais desenvolvidas que outras, tal como o cerebelo e o corpo caloso.
4. A psicóloga Ellen Winner passou 15 anos a estudar crianças dotadas em diversas áreas. Exponha as teses por si defendidas sobre o desenvolvimento das crianças como Marc Yu.
Defende que certas habilidades são inatas em algumas crianças e que o papel do ambiente é aperfeiçoar estas habilidades. Certas crianças estão mais dispostas a treinar muito mais horas que outras.
5. No início de 1970, os cientistas selecionaram cerca de 100 bebés nascidos em bairros carenciados da Carolina do Norte (EUA) para participarem numa experiência singular. Que conclusões foi possível retirar deste projeto?
Passados alguns meses (15 meses de idade) começou-se a perceber que as crianças que receberam o tratamento especial aprendiam muito mais rapidamente que as que não receberam, mostrando maior capacidade de falar e maior QI comparativamente à média.
6. A infância de um génio não dura para sempre. Apresente os obstáculos que jovens como Marc Yu poderão ter de enfrentar.
Após crescer e se tornar adulto, a sociedade pretende que Marc se torne criativo e criador de suas próprias obras, assando de criança prodígio a adulto criativo.
7. Que ensinamentos pode recolher a ciência de casos como o de Genie?
Que é necessário estimular o desenvolvimento do cérebro desde alguns meses/semanas de idade. Pode-se observar também que o ambiente é fundamental para o desenvolvimento do cérebro.
8. Um cérebro em crescimento utiliza uma regra para ajustar as suas ligações. Em que consiste essa regra? Com que etapas do desenvolvimento parece estar relacionada?
A regra usada pelo cérebro é: Não se usa, corta-se.
Por isso as ligações entre os neurónios que não são usadas são cortadas, prejudicando o indivíduo caso aquilo seja fundamental no futuro, como é o caso da fala.
Páginas 45, 50, 59 e 60 da 1ª parte do manual
Resolução das questões das páginas 45, 50, 59 e 60 da 1ª parte do manual escolar.
Minha resolução: (Não cheguei a fazer a questão da página 59)
- B
- A
- A - 2 e 5 | B - 1 | C - 3 e 6 | D - 7 | E - 4 e 8
- A - 1, 4, 5 e 8 | B - 2, 3, 6 e 7
pág. 50
- B
- C
pág. 60
- B
- C
- B
- B
- B
Proposta de resolução da pág. 59:

Quiz 2 - Cultura

Quiz 3 - A mente - Processos Cognitivos: A Perceção

Quiz 4 - Memória
Realização de um Quiz sobre com o tema Memória. O meu resultado neste Quiz é mostrado na imagem abaixo.

Escuta Ativa - Memória/Criatividade: Desenho do Boneco
Nesta atividade a professora pediu que representássemos o que ela nos indicava a partir de instruções orais. Ela não nos disse o que era suposto desenharmos no fim, mas sim os passos para alcançar esse objetivo. Cada um desenhou coisas completamente diferentes, alguns quase chegaram ao objetivo final, enquanto que outros desenharam obras de arte surrealistas. Com esta atividade percebemos melhor o efeito da memória na nossa criatividade.
O desenho que era suposto obter no final comparado ao desenho que eu obtive:


A imagem da direita foi criada a partir do desenho original, mas passando as figuras para o computador, tornando assim os traços mais percetíveis.
Atividade: História do Leão
Quiz 5 - Aprendizagem
Realização de um Quiz sobre a Aprendizagem de acordo com diferentes autores. O meu resultado neste Quiz é mostrado na imagem abaixo.

Nota: Uma das questões perdeu a sua pontuação devido a um erro, o que fez com que todos tivessem os valores dessa questão somados à sua nota final.
Quiz - "Learning Style"
Neste Quiz de 20 perguntas, fizeram questões relacionadas a "o que fazemos numa determinada situação" ou "em qual das situações reagiríamos de melhor forma", dando-nos sempre 3 opções e nós selecionávamos apenas uma. Cada resposta estava associada a um estilo de aprendizagem, isto é, Visual, Auditivo ou Tátil.
Os detalhes do meu resultado estão expressos na imagem abaixo:

Ler Reflexão no separador "Reflexões de Atividades"
Visualização de vídeos e documentários acerca do conformismo
Ao tratarmos do tema "Conformismo", a professora mostrou-nos alguns vídeos e documentários acerca deste tema. Alguns desses vídeos relatam-nos a famosa "Experiência de Asch", muito conhecida na Psicologia.
Ler mais (link para o separador "Reflexões das atividades")
Os Vídeos acima foram mostrados em aula e estão disponíveis respetivamente em:
https://www.youtube.com/watch?v=luVeT1NjqbE

